quarta-feira, 30 de outubro de 2013

SINDICATO DA TGB SUSPENDE GREVE

O sindicato de base da Televisão Nacional da Guiné-Bissau (TGB) suspendeu, ao início da tarde, a segunda vaga de greves, desta feita de quinze dias, que os profissionais da casa vinham observando desde quinta-feira, 24, na sequência do pagamento de um mês de subsídio em atraso e promessas de resolução dos problemas levantados.

terça-feira, 22 de outubro de 2013

HÁ AMANHÃ, IRMÃO

Pés que pisam, espezinham sem dó, piedade muito menos
Mãos que roubam descaradamente
Boca que mente despudoradamente
Olhos que vêem, incrédulos, o manto verde a perder de vista, repouso absoluto, eterno

O castanho da ferrujem que interpela a cada passo

Grito por socorro suspenso na garganta

"Bocassinho" que não se atreve

O diabo

Coração bom que sofre que sofre, impotente

Há amanhã, irmão.

segunda-feira, 14 de outubro de 2013

TABASKI A CELEBRAR EM DOIS DIAS

A FESTA DE TABASKI, AO QUE TUDO INDICA, É AMANHÃ, TERÇA-FEIRA, 15, MAS TAMBÉM DEPOIS DE AMANHÃ, QUARTA-FEIRA, 16, FRUTO DA DIVISÃO DA COMUNIDADE MUÇULMANA GUINEENSE, QUE CONTINUA A FALAR A DUAS VOZES. PIOR, O GOVERNO NÃO SE DÁ AO TRABALHO DE PRONUNCIAR A ÚLTIMA PALAVRA. PROVAVELMENTE, DECRETARÁ AMANHÃ COMO TOLERÂNCIA DE PONTO E FERIADO PARA O DIA SEGUINTE, AGRADANDO ASSIM A GREGOS E TROIANOS. É DE MESTRE! VÉNIA AO GOVERNO DE TRANSIÇÃO.

POBRE XANANA, POBRE GUINÉ

XANANA GUSMÃO CHEGOU A GUINÉ-BISSAU, VIU, CHOROU, CHOROU E PATROCINOU A ASSINATURA DE UM ACORDO DE PAZ QUE ESTÁ CONDENADO A IR PARAR AO CESTO DE LIXO. AINDA ASSIM, OBRIGADO, XANANA, PELA VISITA E POR TUDO!

AINDA BEM QUE CHOVEU

OS CITADINOS DE BISSAU ESTÃO MORTINHOS POR TER ÁGUA EM CASA. DURANTE TODA A MANHÃ E TARDE DE ONTEM, COMO JÁ VIROU MODA, FEZ-SE DE TUDO PARA QUE A ÁGUA NÃO FALTASSE LÁ EM CASA, INCOMODANDO INSTITUIÇÕES, COMO A COOPERAÇÃO PORTUGUESA, ALDEIA SOS..., E PROPRIETÁRIOS DE POÇOS. À NOITE, O CÉU APIEDOU-SE DE NÓS, PELA ENÉSIMA VEZ, CHORANDO COPIOSAMENTE PARA QUE PUDÊSSEMOS TER O LÍQUIDO VIVIFICANTE. lÁ APROVEITAMOS, CONTENTÍSSIMOS DA SILVA, A CHUVA BENFAZEJA. BENDITA CHUVA!

QUE UA DEIXE TPI TRABALHAR

A União Africana (UA), reunida em cimeira extraordinária, no sábado último, em Addis Abeba, decidiu, ao que se diz, pedir o adiamento da audiência (prevista para 12 de Novembro próximo) do Presidente e vice-presidente quenianos, Uhuru Kenyatta e William Rutu, acusados pelo TPI (Tribunal Penal Internacional) de autoria moral dos crimes  cometidos no Quénia durante a crise pós-eleitoral de 2007, que fizeram milhares de mortos; criar uma comissão para trabalhar com o Conselho de Segurança das Nações Unidas no caso, e cereja em cima  do bolo, solidarizar-se com os suspeitos. É de bradar aos céus.

Que quer a UA?! Impunidade nua e crua. Francamente! Decididamente, não merecemos os líderes que temos. Que vergonha!

Que o TPI faça o seu trabalho, julgando, e se for o caso, condenando, todo-poderosos africanos impossíveis de julgar  por tribunais africanos!

sexta-feira, 11 de outubro de 2013

CHEGA DE TRANSIÇÃO

QUANTO MAIS CEDO NOS VIRMOS LIVRES DESTE GOVERNO DE TRANSIÇÃO (GOVERNO, PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA E CHEFIAS MILITARES) MELHOR.
QUE VIDA TÃO SEM SENTIDO!

CÉREBROS AO PODER

QUEM NOS DERA QUE DOMINGOS SIMÕES PEREIRA GANHE AS PRÓXIMAS ELEIÇÕES LEGISLATIVAS PARA O PAIGC, E HELDER VAZ OU PAULO GOMES, NA PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA!

ALGUÉM VIU A UNTG POR AÍ?

O país está mal, vai mal, de mal a pior. Salários em atraso. Salários "pagos aos mijos", como me dizia há dias um colega reformado ainda com ganas de trabalhar. E da UNTG (União Nacional dos Trabalhadores da Guiné) nem sinal. Onde andará?!
Na verdade, a UNTG há muito que está caduca, inoperante e inútil. Urge reformá-la, modernizá-la, despolitizá-la e torná-la, de uma vez por todas, útil.

quinta-feira, 10 de outubro de 2013

PAULO GOMES EM CONFERÊNCIA DE IMPRENSA

O candidato à Presidência da República, Paulo Gomes, que aposta na diplomacia económica para desenvolver o seu país, realizou esta manhã uma conferência de imprensa para falar dos seus últimos contactos em Nova Iorque e Washington com personalidades, como Mo Ibrahim, e instituições, como o Departamento de Estado Americano, a OPIC, a Africare, Banco Mundial para levar a água ao seu moinho.
Com o Banco Mundial, a sua antiga casa, diz ter sido muito franco quanto à necessidade de um apoio urgente ao país, sobretudo na área social (educação e saúde em estado crítico).
A seu ver, o futuro Presidente da República deverá fazer uso da magistratura de influência para ajudar o novo Primeiro Ministro.
Defende que as eleições ocorram o mais rapidamente possível.
Acontecimentos que contribuam para o agravamento da má imagem da Guiné não é o caminho, disse Paulo Gomes, em referência à revolta popular de terça-feira última relativa a supostos raptos de crianças em Bissau.
O candidato presidencial Paulo Gomes está apostado em liderar o processo de mudança, rumo à estabilidade, num mundo cada vez mais instável e perigoso.

terça-feira, 8 de outubro de 2013

O DIA DA REVOLTA

Embarcado num toca-toca a caminho da TGB (Televisão da Guiné-Bissau), ouvi histórias chocantes sobre rapto de crianças e de mulheres grávidas para extracção de órgãos. A estrada estava engarrafada. Motivo? Ninguém sabia.

Chegado à Chapa de Bissau, corria-se de um lado para o outro. Vendedores a juntarem as suas mercadorias; lojas a fecharem; militares e polícias a saltarem  de carros-patrulha. Ocorrera uma tentativa de rapto de uma criança, protagonizada por um nigeriano, informam jovens circunstantes. Das autoridades nem uma palavra.

Todos os caminhos iam dar à Chapa. Jovens revoltados não davam tréguas, arremessando pedras, garrafas. Militares e polícias atirando   para o ar para os dispersar.

Dizia-se que uma criança  tinha morrido em M'Pantcha na sequência de um rapto. Os jornalistas "voam" para lá. Aí chegados, são remetidos para Bissack, ainda com informações de que quatro corpos de crianças jaziam no cemitério de Antula. Os jornalistas acorrem ao lugar indicado em vão.

Notícias de rapto "choviam" por todos os lados. E novas de nigerianos mortos também.

Uma equipa de repórteres foi chamada ao bairro de S. Vicente Paulo (bairro que fica atrás do Ministério da Defesa Nacional) para testemunhar um acontecimento macabro:
Estava estendido ao comprimido um homem nu, por sinal nigeriano, espancado, apedrejado até às portas da morte (acabaria por morrer) por suposta tentativa de rapto de um miúdo.

"Fora, ECOMIB!", "Fora, Nigéria!", foram os slogans do dia da revolta.

XANANA GUSMÃO CHORA GUINÉ

O grande e bom Xanana Gusmão, Primeiro Ministro timorense, não tem parado de chorar a nossa desgraça colectiva, marcada por 40 anos perdidos. Xanana chorou no Palácio Presidencial, chorou na Brigada Mecanizada... Quem não chora a Guiné?! As nossas lágrimas já se secaram de tanto chorar a Guiné...
Que o bom do Xanana poupe o seu rico coração!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

BRIGADA DE TRÂNSITO DA GUARDA NACIONAL VAI ENTRAR EM ACÇÃO

A direcção da Guarda Nacional  (GN) proferiu há dias uma conferência de imprensa para anunciar ao país que a sua Brigada de Trânsito começa a operar dentro em pouco.

A sua missão consistirá em cuidar do trânsito nas rodovias fora dos grandes centros urbanos, que ficarão,exclusivamente, a cargo da Brigada de Trânsito da Polícia da Ordem Pública.

A necessária cooperação entre as duas brigadas não faltará em nome da segurança rodoviária em todo o território, garantiu Samuel Fernandes, 2º comandante do Comando Operacional da GN.

GAFFE PRESIDENCIAL

O Presidente de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo, durante o seu discurso na sede das Nações Unidas, em Nova Iorque, nomeou por duas vezes o Presidente da Nigéria, e em nenhuma delas acertou num dos nomes: em lugar de Goodluck Jonathan (Boa sorte, Jonathan!), temos Goodlook Jonathan (bom aspecto, Jonathan)

O Presidente Goodluck deve ter-se divertido à brava com o deslize do seu homólogo guineense, até porque tudo não passava de uma questão de pronúncia da língua inglesa.

PRESIDENTE DE TRANSIÇÃO DEITA LENHA NA FOGUEIRA

Do discurso do Presidente de Transição, Manuel Serifo Nhamadjo, na 68ª Sessão da Assembleia Geral da ONU, em Nova Iorque, esperava-se tudo, menos o desenterrar do machado da guerra para atacar os nossos parceiros da CPLP e da União Europeia, sobretudo, nesta altura do campeonato em que mais precisamos deles.

Contudo, bem vista as coisas (agora só para brincar um pouco com a situação), a culpa não é toda dele. Pois, se o tivessem deixado fazer o uso da palavra o ano passado, teria desancado neles e pronto. E o discurso deste ano seria de reconciliação. Mas não.

Uma coisa é certa, por muito que o Presidente de Transição se "lave" (para usar um dito nosso bem conhecido), jamais se verá livre da nódoa do Golpe de Estado de 12 de Abril, que aliás todos os elementos do "Grupo dos Cinco" das últimas presidenciais ostentam aos olhos de muitos e muitos guineenses.

BISSAU SEM ÁGUA SEM LUZ ELÉCTRICA

Anteontem tive de me deslocar ao bairro de Missira para me abastecer de água, tendo contando com a ajuda preciosa de um imigrante da Guiné-Conacry para o seu transporte. Levou-me 500 xof.
Hoje, aproveitei a boleia de um vizinho, que tem carro, para ter o bendito líquido. Não está fácil, meus irmãos.
Da luz eléctrica nem falo, uma vez que já estamos habituados a viver na mais completa escuridão. Demitir a direcção da EAGB não seria má ideia. Só que os telhados de vidro que possam existir não ajudam a  decidir.
 E como se fosse pouco, não há dinheiro (O Governo de Transição não consegue pagar os salários a tempo). A fome grassa por todo lado, visto que a campanha de comercialização da casta de caju foi um fiasco.
Esta transição, a pior de sempre,  está a matar-nos. Que a Transição cheque ao fim o mais rapidamente possível!