quinta-feira, 30 de maio de 2013

TRIBUTO A CHINUA ACHEBE

Conheci o escritor nigeriano Chinua Achebe (16/11/1930 - 21/03/3013) por mero acaso, através do seu divertidíssimo livro "Um Homem Popular" ("A Man Of The People", em inglês), de 1966, que comprei ou na feira da lavra de Lisboa ou numa feira qualquer nas Caldas da Rainha; já não me lembro bem. Fiquei logo apanhado pelo génio narrativo e criativo do autor. Revi logo, pelos olhos de Achebe, os nossos ridículos ditadorzecos.
Só li o seu primeiro e o mais famoso de sempre, "Quando Tudo Se Desmorona" ("Things Fall Apart"), de 1958, o ano passado. Fiquei, escusado será dizê-lo, embasbacado com a grandeza da obra. Que livro! Chinua Achebe morreu a 21 de Maço último, deixando obras que vale a pena conhecer.

terça-feira, 28 de maio de 2013

RESULTADOS DA 15ª JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL

Os Balantas continuam a somar três pontos, e ainda bem ( os benfiquistas que me desculpem)!

Eis o quadro dos resultados:
Sporting 1 / 0 Sporting de Bafatá;
Cuntum 1 / 1 Mavegro;
Bissorã 0 / 0 UDIB;
Porto 1 / 2 Benfica;
Ingoré 0 / 1 Balantas.

E parabéns, Bula, por ter subido de divisão!  No último jogo (9ª jornada), bateu a equipa de Cumura por 4 a 0.

sexta-feira, 24 de maio de 2013

HOMENAGEM À EQUIPA DE QUICALA BALDÉ

Aqui fica a minha singela homenagem a Quicala Baldé, ex-presidente dos Balantas de Mansoa, e a sua equipa, na qual se destacavam o malogrado Braimassinho, ex-vice-presidente e ex-capitão dos Balantas, e o jornalista Mussa Baldé, pelo excelente trabalho desenvolvido ao longo dos anos.

ALGUNS FEITOS DA EQUIPA:

Sénior Masculino

Dois campeonatos conquistados
Duas vezes em 2º lugar
Duas vezes em 3º lugar
Uma Super Taça da Guiné.

Participação em competições internacionais (Liga dos Campeões Africanos):
Argélia - 2006;
Marrocos -2010.

Sénior Feminino, juvenis e júniores: consquitaram um título cada.





terça-feira, 21 de maio de 2013

MAIS DO MESMO JORGE JESUS?

O Presidente do Benfica , Luís Filipe Vieira, defendeu, no rescaldo da derrota do Benfica na Arena de Amesterdão, que renovaria com Jorge Jesus por mais quatro anos. Imagine-se!!! Mais anos, do mesmo Jorge Jesus, o medroso?!

Que a verdade seja dita, se o Benfica dos últimos anos empolgou o universo benfiquista e não só, com um fetebol mágico, acalentando fundadas esperanças de títulos nacionais e europeus, deve-o, em certa medida, ao seu treinador.
E por outro lado, se Benficou defraudou, no fim de contas, deve-o também, e aqui, em grande medida ao seu técnico principal, devido à má gestão dos grandes talentos ao dispor.

Alguns "onze" de Jesus em jogos decisivos são de bradar ao céu.
Veja-se o escândalo de pôr o David Luís a lateral esquerdo contra o Porto de Hulk, que se esqueceu que jogava face a um compatrióta. (O erro é humano. Mas...)E não é que o visionário Jorge Jesus repete a mesma prescrição, pouco tempo depois, mantendo o pobre brasileiro na mesma posição para benefício de inglês, que passa assim a fase seguinte da Liga Europa.

A Liga Portuguesa 2011/2012 estava, literalmente, na mão; faltavam uns joguinhos para acabar, Benfica pega no sono, e ao acordar, o pássaro já era. Voara para a Invicta.

Este ano repetiu a dose, para que o Porto festejasse, de novo, nos Aliados. Grande treinador! Daí o Porto não precisar de mudar de treinador enquanto Jorge Jesus estiver ao comando dos encarnados.

Para quê deixar Lima ou Cardoso em jogos decisivos?!Logo os melhores avançados da equipa.
Para quê fazer entrar Aimar nesses jogos?! E que dizer das substituições que demoram um tempão a efectuar-se?!
E as grandes exibições, inesquecíveis até, que não trazem  pontos quanto mais contos para que servem?!

Obrigado, Jesus! Adeus, Jesus!
Parabéns, Porto.

REINAUGURAÇÃO DO 24 DE SETEMBRO

O Primeiro Ministro de Transição, Rui Duarte Barros reinaugurou, no sábado, o reabilitado Estádio 24 de Setembro, que se apresentava despido de público, devido, ao que parece, ao elevado preço dos ingressos. Para o Presidente da Federação Nacional de Futebol, Manuel Irene Nascimento Lopes, os preços eram até simbólicos se comparados com os praticados na subregião (só se esqueceu mesmo de comparar os salários e a qualidade de vida, que são infinitamente superiores aos nossos. Isto, sem contar, como seria de esperar, com a caótica Guiné-Conacry).
Quanto ao jogo reinaugural, a Selecção Sul/Centro venceu  por 3 a 1 a Selecção Norte/Leste.
Só é pena que um estádio, por assim dizer, novinho em folha, a estreiar, não disponha de acessibilidades à altura. Veja-se o curtíssimo troço Paulo Barros/ 24 de Setembro. Coisas nossas, como dizia o outro, e com razão. Uma vergonha.

segunda-feira, 20 de maio de 2013

"HOMIS DE BISSAU"

Uma estudante, ao despedir-se de um colega, atirou-lhe, meio a brincar, meio a sério, a seguinte frase: "os homens de Bissau têm esposa em casa e tenras namoradas por aí". Como este não respondesse, separaram-se logo, cada qual indo à sua vidinha. Na qualidade de intruso sem querer, por mero acaso da vida (até porque as orelhas vão para onde não são chamadas - adágio guineense). ri-me por dentro, valendo-me da experiência que levo do terreno. "E as mulheres de Bissau, heim?! "O mesmo não se poderá dizer delas?!" "Ou estarão à salvo do pecado da carne?", vi-me a questionar de mim para comigo.
Com efeito, faz lembrar o saber popular guineense "dunu de boca má dunu de mala" (um bom falador suplanta tudo e todos - numa tradução livre). E saber que as mulheres têm mais saldo que os homens, a crer num sábio, pode servir de consolo. 
É o caso. Por via de regra, as mulheres guineenses julgam-se moralmente superiores aos homens. E se pecam (comendo o fruto proibido na rua, ou mesmo em casa, como fazem alguns esposos modernos) fazem-no apenas e só, por culpa do marido, mesmo que este seja daqueles, já em vias de extinção, que não matam uma mosca fora de casa, por muito boa e apetitosa que seja.

domingo, 19 de maio de 2013

DELICIOSA

Suave brisa da tarde
o roçagar da passagem de modelos de folhas secas ao som da música da vida guineense

O sopro do teu beijo
sabor inefável

O nosso cheira cheirar gato enamorado

As delícias das pontas dos teus dedos na passerelle da minha pele 
 paraíso só sentido mesmo

A suavidade musical do teu falar político

Só mais um beijo, Amor
para calar as saudades do resto da noite
outro, já agora, para a madrugada
mais outro, para a manhã
outro ainda para a tarde
para que sucumba de amor
de vez
e ressuscite logo à noite

E amar-te,  e amar-te
até ao fim dos tempos
deste mundo
e do do Além.

terça-feira, 14 de maio de 2013

BENFICA DE BISSAU À BENFICA DE LISBOA

O Benfica de Bissau faz lembrar o de Lisboa, do medroso Jorge Jesus, que se tem revelado nos últimos anos incompetente para coroar de êxito épocas fantásticas e quase perfeitas de bom futebol.
Assim, de grande líder do Campeonato Nacional até há bem pouco tempo, o Benfica de Bissau passa a vice com o empate de ontem (1 a 1) contra o Mavegro.
Em contrapartida, os Balantas de Mansoa, de ora em diante, só dependem de si para vencer o campeonato, que agora lideram com mais dois pontos que o Benfica.
Força, Balantas!

segunda-feira, 13 de maio de 2013

PORTAGEM EM JUGUDUL

Nasceu, em Jugudul, da noite para o dia, qual um grande cogumelo, uma portagem para espanto e estupefacção de motoristas e passageiros.Paga-se de acordo com o tamanho, digamos assim. O "seteplace" que nos transportava de Bissau a Mansoa, no sábado, teve de desembolsar 250 francos cfa (já havia pago outros tantos no percurso inverso), após um tempão aguardado. Na rádio, ouvi um patrão estrangeiro queixar-se de lhe terem arrancado 7500 xof, devido ao seu camião. A questão é:  portagem, em Jugudul, em nome de quê?! Há uma nova ponte? Uma auto-estrada? Se não há nada disso por que carga de água andam a cobrar?! Fracamente!
Quanto à estrada Mansoa/Farim, saiba-se que as obras vão de vento em popa. Mansoa que o diga. Poeira por todo o lado, valetas que atrapalham por estes dias a cirlaculação. E as quedas de pessoas tornaram-se o pão nosso de cada dia. Bom sinal, diga-se, contudo. Pois, não há desenvolvimento sem destruíção criativa. Que venham mais estradas! Estou a pensar, por exemplo, na ligação Mansoa/Bissorã.

ORA BOTAS

Aqui e ali
castelos
desalmadamente
edificando
 
Cartas parecer-lhe-ão
O Adormecido acordar
e a mão lhe deitar.

RESULTADOS DA 14ª JORNADA DO CAMPEONATO NACIONAL

O vice-líder do campeonato, Balantas de  Mansoa, voltou a ganhar, mantendo assim, a diferença de um ponto que o separa do líder Benfica, que só joga hoje com o Mavegro.
 
Eis os resultados:
 
UDIB 0 / 2 Balantas;
Sporting 2 / 0 Cuntum;
Bafatá 2 / 0 Bissorã;
Porto 1 / 0 Ingoré.
 
Benfica/Mavegro (hoje à tarde)

sexta-feira, 10 de maio de 2013

PARA QUE SE QUER UM GOVERNO DE INCLUSÃO?

Cada vez mais entendo menos a tónica colocada na formação de um novo "Governo de Inclusão". Se houve altura em que esta ideia peregrina parecia fazer sentido, uma vez que ninguém queria saber para nada das novas autoridades saídas do Golpe de Estado de 12 de Abril de 2012, fora a Comunidade dos Estados da África Ocidental (CEDEAO), e que ainda se estava no escuro quanto ao tempo da transição, hoje, sabendo-se a data do seu termo (31 de Dezembro próximo), não se vê a nevcessidade de insistir mais na ideia.
Se o que realmente se quer (ou melhor ainda, importa, sublinhe-se) são eleições livres, transparentes e justas, para quê preocupar-se em satisfazer, pela enésima vez, os que não concebem a vida fora do poder?!
Quem, na realidade precisa de inclusão é o povo, não essa gente, que, de resto, merece todo o nosso desprezo e revolta.
Forme-se um governo, o mínimo possível, de tecnocratas, apoiado pela comunidade internacional, para gerir o país e preparar as eleições, e abandone-se de vez essa ideia cada vez mais absurda de um governo de invclusão, constituída por pessoas que sempre excluíram e vão continuar a excluir o povo.

OITAVOS-DE-FINAL DA TAÇA DA GUINÉ

O Desportivo de Bissorã, que luta pela permanência na 1ª Divisão, venceu os Balantas, em Mansoa, por 4 a 2, sobretudo, na transformação de grandes penalidades; já que emparam 1 a 1 durante os 90 minutos. Assim, o grande rival dos Balantas sonha com a taça já que está em maus lenções no campenato, que ganhou na edição precedente.

Outros Resutados:
Benfica 2 / 0 Lagartos de Bambadinca;
Mansabá 1 / 3 S. Domingos;
Sonaco 2 / 3 Cantanhés.

sexta-feira, 3 de maio de 2013

ONDE É QUE JÁ SE VIU UM MILITAR SURDO-MUDO?

As nossas forças armadas não deixam de  surpreender o seu dono, que é o povo da Guiné-Bissau. A última surpresa vem de Bafatá. Não é que, estando a relaxar e à espera do almoço, concluída que estava a Vª Jornada Interdiocesana da Juventude Católica Guineense, um senhor fez-se presente no círculo dos jornalistas para prestar um serviço a um dos colegas. E a páginas tantas deixou escapar o escândalo que lhe consumia as entranhas: "está ali especado um militar surdo-mudo. Recrutado, imagine-se, em finais de Outubro de 2012".
Ficamos, claro está, boquiabertos.
"O quê?! Um militar surdo-mudo?! Não pode ser verdade! - Foi a nossa reacção.
Para tirar a prova dos nove, acerquei-me dele para umas perguntinhas de hóspede perdido. A cada pergunta emitia um som esquisito e assinalava com o dedo indicador direito um ponto perdido no horizonte. Era mudo.
Fiquei, como seria de esperar, de queixo caído.

O FEIO

O Feio nunca existiu.
Se chegou a existir,
então,
 morreu de novo.
Até porque se o Feio existisse,
 matar-se-ia logo que tivesse consciência da sua condição.

Não admira que nunca tenha conhecido um único Feio.
Que nunca tenha ouvido dizer que alguém se matou por ser feio.

Se todos,
sem excepção,
querem cair de velhinhos,
é por todos,
sem excepção,
 se julgarem bonitos
 aos seus olhos
 e aos olhos dos outros.

Feio é alguém  que não existe;
que nunca existiu.

Não espanta que só veja pessoas orgulhosas do seu eu,
bonitoooo,
claro está.

quinta-feira, 2 de maio de 2013

OS SINDICATOS GUINEENSES VOLTAM A NÃO DAR SINAL DE VIDA

O 1º de Maio deste ano, para não variar, conheceu, por este mundo fora, várias manifestações em defesa do trabalhador. E na Guiné-bissau, também para não variar, os sindicatos voltaram a esconder-se nos gabinetes para lançarem cá fora, através de comunicados de imprensa, as reivindicações dos seus representados. Claro está que a conjuntura politico-militar não serve de desculpa, uma vez que já estamos habituamos a sindicatos sem grande fibra. Estou a pensar, sobretudo, na União Trabalhadores da Guiné-Bissau, que se prima, quase sempre, pela ausência. É pena! Para compensar, as "ruas" foram tomadas por jovens desempregados e estudantes, que não perdem uma pitada dos dias festivos.